quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Série: GENIAL - Santos Carvalho






" O POETA DAS MÃOS IMPOSSIVEIS"



Gizas a forma marcando o  tempo                                                                                          
Num esforço onde, parece, não hesitas                     
                     Deixas eterno o exacto momento
                                                                      Entre a alma e o talento em que meditas…


 
         
                                                                   Na pedra, com barro ou a carvão
                                                     Entrelaças linhas, dás vida, sonhas
                                    E do sonho em que nada foi em vão
    Marcas tudo, onde as mãos ponhas…

      

        É assim que de um bloco em bruto
                              Nasce belo, um movimento pleno
                                               Em planos, arestas ou com relevo
                                                               Circulas ou paras, bendito é o fruto…






                                                               Santos, que nem pecador te falta ser
                                                  A quem não chega, já, só manipular
                               Mereces a vénia, ao teu talento ter
      
Pela contorção da pedra, espantar…

 



 ÉS





  

                         És o mago das mãos impossíveis
                                              És uma obra num pedaço de gente
                               És o amigo das horas improváveis
                                                  És sorte, por te ter sempre presente…
:
:
:
:
:
Rzorpa

11 comentários:

  1. Que maravilha! DÁ VONTADE DE VE E VOLTAR A VER , E DEPOIS VER NOVAMENTE , E LER E.....NÃO CONSIGO AIDA ABSORVER ,PORQUE A BELEZA DAS ESCULTURAS E DAS PALAVRAS É TANTA, QUE TENHO QUE VOLTAR ATRÁS E TORNO A VER E TORNO A LER E....NÃO ME APETECE DEIXAR O BLOG, QUERO VER OUTRA VEZ ...PORQUE GOSTO ,E GOSTO E MUITO , E ATÉ DEI ERROS A ESCREVER TAL A PRESSA COM QUE AS PALAVRAS SAIAM, MAS NÃO VOU EMENDAR ,NÃO QUERO SABER , QUERO VER E LER OUTRA E OUTRA VEZ.........PARABÉNS POR EXISTIREM E SEREM ASSIM TÃO ESPECIAIS..... BEIJOS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem palavras querida Leonor, o teu comentário. Ele encerra tudo o que a arte deve encerrar. Poesia, emoção a rodos e expontaneadade. Obrigado por estares sempre por perto, abraçando-nos desta forma! Beijo-te!

      Eliminar
  2. Muita linda composicao texto e imagem com no fundo uma muscia de gosto ....lindissima homagem aos artistas escultores e desenhadores...concordo com a Leonor a ver e ler varias vezes ..para os amadores da beleza em geral nas multiplas formas que pode ter..

    ResponderEliminar
  3. As tuas descobertas são sempre fabulosas, aliado a tudo isso a conjugação do sentir e do talento encontrado em cada um de vós é e será sempre sem definição alguma pela beleza que imprime e por dispensar mais palavras para o descrever!! Parabéns a quem sente assim e transforma isso em ARTE!;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Renata, na verdade eu não descobri o meu amigo Santos Carvalho. Ele é um artista já com um uma folha de trabelhos é prémios que dispensam qualquer apresentação. Foi, isso sim, uma sorte ter podido contar com ele, apresentando-o aos meus amigos que eu sabia lhe reconheceriam o indiscutivel talento. E como eu acho que todas as formas de expressão artísticas estão impregnadas de poesia, aqui está a prova... :)) Beijo enorme por nos dedicares o teu tempo e encanto... :))*

      Eliminar
  4. Não há duvida que o artista é de facto, um ARTISTA. E teria certamente outras obras dignas de divulgação. Mas obviamente as que têm como tema sexo, foram as escolhidas por si...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro(a) JP,

      Obviamente que não devo satisfações sobre quem escolheu as obras que representam o conjunto de excelência aqui apresentadas, deste (estamos ambos de acordo) ARTISTA DE ELEIÇÃO, Exmo. Sr. Santos Carvalho. A única coisa que lhe posso garantir, por também ser óbvio, é que sim, tudo o que neste blogue se divulga, é da minha inteira responsabilidade e critério.
      Quanto ao tema sexo (curiosamente traço comum na sua preocupação e de algumas outras pessoas que se têm apresentado, sempre anonimamente, manifestando um constrangimento claro, na apreciação deste tema), não constitui para mim, do ponto de vista artístico ou pessoal, qualquer tipo de tabu. E por ser algo comum, importante na vida e no relacionamento entre pessoas normais e responsáveis, é um tema retratado e que se reflecte em todas as expressões artística, desde sempre. Mas claro, admito e entendo que do seu ponto de vista exista algum constrangimento pessoal, que dificulte o seu entendimento deste tema nas diversas vertentes da expressão artística.
      Assim, peço-lhe um esforço para passar por cima destas obras, sempre que me quiser dar o prazer da sua visita, pois, sempre que eu entender, continuarão a ser aqui expostos trabalhos com base neste tema, enquadradas por critérios artísticos sobre os quais, como atrás disse, assumo e assumirei sempre total responsabilidade.
      Pela sua visita e comentário estou-lhe imensamente grato, esperando regresse sempre, com este ou qualquer outro nome!:))

      Eliminar
  5. A pedra bruta que ganha formas. A lapidação de palavras que se transformam em poesia. Tudo é arte!!! Bela homenagem. Valeu à pena vir aqui conhecer este lugar repleto de lindas poesias.

    Cleia

    ResponderEliminar
  6. Rui
    No poeta das mãos impossíveis” retratas em linhas poéticas
    uma homenagem ao escultor Santos Carvalho que é digna de grande apreço. Pela singularidade com que ela é editada. Olhas os passos da sua obra como quem olha um pianista criando as teclas duma sinfonia. Sabemos que o pianista faz o piano; como o escultor faz a matéria e; o poeta faz as letras. Nesta homenagem eu vejo a elegância dos textos que não querem dizer tudo dum só lanço. Saborear a arte é também a arte de quem a faz. O teu poema homenagem faz-me lembrar os saltinhos dos pássaros que são belos e não fogem porque querem ser admirados, por isso ele é belo, objectivo e admirativo.
    “Feliz daquele que sabe olhar a beleza nos olhos do outro. Pois ele sabe que ela reverterá para os seus próprios olhos.”
    Parabéns aos dois. Escultor e Poeta.

    ResponderEliminar
  7. Letras, assim como pedras, não são mais que isso quando por elas não passa a alma do artista.
    E quando as letras e as pedras se fundem, nascem momentos de rara beleza e sensibilidade, que nos mexem com as emoções, como este, em tom de homenagem, que o Rui faz ao beijar com palavras, de forma mágica, as pedras que ganharam vida, pela mestria de Santos Carvalho.
    E assim, 1 + 1 = 3. É da união, da partilha, do conjugar emoções, que o belo se revela.
    Tenho o prazer e a honra de ter-vos como amigos nos sorrisos, e colega nas artes.
    Abraços, aos poetas das pedras e das palavras.
    Ricardo Passos

    ResponderEliminar
  8. Já várias vezes visitei este blogue, mas nunca o comentei..pois fico sempre sem palavras para descrever estas maravilhosas obras..

    As mãos maravilhosas do escultor Santos Carvalho, que talhou a pedra, moldando e dando forma a estas magníficas peças de arte!!!
    e os poemas que a elas se juntam fazem deste blogue algo de extraordináriamente belo e digno de ser visitado por muitos que como eu apreciam a arte!!
    Parabéns aos dois... Ao Poeta e escultor,, está sublime :)) beijos mil , RZorpa e Santos Carvalho.)) <3

    ResponderEliminar